Cursos 24 Horas

Cursos Online 24 Horas

Cursos Online com Certificado - Educação a Distância - Cursos 24 Horas

Conceito de Administração Virtual 2

Introdução

A palavra virtual tem vários significados dependendo de qual área ela é aplicada, por exemplo na indústria da informática em relação à memória virtual. No caso a palavra se refere à potencialidade de expansão da memória através de comandos específicos, bastando para isso a montagem adequada de acessórios.

E pelo próprio idioma permitir essa riqueza de significados, podemos ter mais de uma interpretação para o que seja corporação virtual, não que estas se oponham, mas complementam-se sendo assim é necessário esclarecer o que é a corporação virtual na área de Administração Empresarial.

Corporação Virtual

A Corporação Virtual se propõe a responder mais ágil, com maior eficiência, flexibilidade e redução de custos às necessidades crescentes de consumidores e à concorrência em todos os setores da economia. Este tipo de organização se tornou possível através de novas tecnologias e à crescente valorização do potencial humano.

Segundo alguns autores a administração virtual também pode ser vista como reengenharia, isto devido ao processo revolucionário de gestão, mas se diferencia no uso maciço de novas tecnologias. O sistema da corporação virtual gira em torno da informação em tempo real.

A Revolução da Informação

As teorias de Toffler e de Davis & Davidson se complementam, e se parecem com a realidade que vivemos hoje. A revolução da Informação transformando Reengenharia A reengenharia nasceu através da necessidade das empresas se mostrarem mais adaptadas com seu ambiente.

Segundo Hammer & Champy a reengenharia significa repensar e reestruturar os processos empresariais, tais como o atendimento, qualidade, velocidade e outros.

Ela é a alternativa para uma flexibilidade às condições do mercado, derrotando o preço dos concorrentes, usando tecnologia de ponta em produtos e serviços, fornecendo qualidade aos clientes.

O processo para reengenharia é uma nova cultura ligada à empresa que dê privilégios com inovações e a criatividade. Devemos lembrar que dentro de cada processo há dificuldades que influenciam as empresas a adotarem a reengenharia, podemos destacar 3 grandes forças que praticamente obrigam a adoção:

Há várias situações que mostram a necessidade das empresas adotarem a reengenharia, por exemplo:

Etapas do processo de reengenharia

Seguem como as principais etapas:

A reengenharia segundo Davenport

De acordo com Davemport a reengenharia não se difere da teoria de Hammer & Champy, se avança os detalhes para facilitar na execução. Acrescentando as melhorias, como no quadro abaixo:

 

Melhoria

Reengenharia

Nível de mudança

Gradual

Radical

Ponto de partida

Processo existente

Estaca zero

Freqüência da mudança

De uma vez/contínua

De uma vez

Tempo necessário

Curto

Longo

Participação

De baixo para cima

De cima para baixo

Âmbito típico

Limitado; dentro das funções

Amplo; interfuncional

Risco

Moderado

Alto

Habilitador principal

Controle estatístico

Tecnologia da informação

Tipo de mudança

Cultural

Cultural/ Estrutural

Para compreendermos a reengenharia devemos Ter em mente que é a adoção de inovações, começar de novo, reestruturar toda a empresa resultando de métodos radicais, é analisar todo o negócio sem idéias pré-concebidas, é resgatar os objetivos e concluí-los e não apenas em obter eficiência em partes e sim no todo. Uma das vantagens da reengenharia é privilegiar as áreas de aprendizagem, o trabalho em equipe e a exclusão da hierarquia.


Fonte: http://members.fortunecity.com/carlamelo/administ.htm

 

 

Sobre a Autora    -     Contato     -     Mapa do Site     -     Política de Privacidade