Cursos 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado
Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas - Matricule-se!

Arquivos - agosto, 2009



9 ago 09

Web calculadora HP12C

Calculadora HP 12C

Calculadora HP 12C

Esta calculadora é apenas um brinquedo. Use por sua conta e risco! Ela responde a algumas teclas (além do mouse) o que torna mais fácil o seu uso:

  • Números, ponto/vírgula decimal e sinais aritméticos de planilha (+,-,*,/)
  • Enter/Return ou sinal de igual = ENTER
  • C = CLx (Clear x, zera visor)
  • H = CHS (muda o sinal)
  • E = EEX
  • Teclas modificadoras: (F, G, S, R) equivalem a (f, g, STO, RCL)
  • Teclas Financeiras: (N, I, P, M, V) equivalem a (n, i, PV, PMT and FV)
  • Percentagem: (#, $, %) equivalem a (T%, delta% e %)
  • ! = potenciação (y**x)
  • \ = recíproco (1/x)
  • X = troca x com y (x<->y)
  • D = R-down (roda a pilha para baixo)
  • W = Tecla sigma-plus (adiciona amostra estatística)
  • O = Liga/desliga (muda entre ponto e vírgula decimal)
  • [ = R/S
  • ] = SST
  • ? = Mostra detalhes das memórias (serve para depuração ou curiosidade)
  • Backspace = Apagar último dígito (apenas no Firefox)

Fonte do emulador: http://www.epx.com.br/ctb/hp12c.php


Filed under: Matematica

Trackback Uri






8 ago 09

CONCEITO
É a taxa apurada no Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas.

Esclarecemos que, neste caso, as operações compromissadas são operações de venda de títulos com compromisso de recompra assumido pelo vendedor, concomitante com compromisso de revenda assumido pelo comprador, para liquidação no dia útil seguinte.

Ressaltamos, ainda, que estão aptas a realizar operações compromissadas, por um dia útil, fundamentalmente as instituições financeiras habilitadas, tais como bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários.

METODOLOGIA DE CÁLCULO

A taxa média ajustada das mencionadas operações de financiamento é calculada de acordo com a seguinte fórmula:….Leia mais.


Filed under: Finanças

Trackback Uri






8 ago 09

Segundo a economia, Taxa de juro é o chamado custo do dinheiro, o que é cobrado para emprestá-lo, basicamente. A taxa de juros básica de uma economia é fixada pelo Banco Central do país, através de títulos do Governo (e não através de decretos, por exemplo).

Essa taxa, entretanto, difere da taxa de juros corrente nos bancos e financiadoras, por exemplo. Essas instituições cobram uma diferença para essa taxa, basicamente condicionada ao risco que têm em emprestar dinheiro.

Como o Governo é o mais confiável pagador que um país pode ter (se assim não o for, o país está em forte crise econômica), emprestar para outros representa um risco maior (pode ser um pouco maior ou muito maior). Além disso, o empréstimo estará condicionado a impostos, seguros, entre outras taxas.

Baixar muito as taxas de juros pode provocar, dependendo da situação do país, inflação.

A redução das taxas provoca um aumento do consumo, já que fica mais fácil financiar bens. Assim, se um país não está preparado para esse aumento de demanda, os bens podem escassear e provocar um aumento de preços. Em Economia, uma regra básica é: quanto mais difícil de encontrar um produto, mais seu preço tende a subir.

A taxa de juros é função da oferta de moeda em relação à demanda, que é controlada pelo governo através da emissão de títulos. O governo, ao vender títulos aumenta a oferta de títulos no mercado, diminuindo o preço destes, o que acaba por aumentar a demanda por esses títulos que, ao serem vendidos, retiram moeda da economia, aumentando a taxa de juros.

De forma inversa, ao comprar títulos o governo diminui a oferta de títulos no mercado e eleva o preço destes, aumentando a oferta de moeda na economia e por conseqüência baixando a taxa de juros. O aumento da taxa de juros ou a queda da taxa de juros tem impacto na economia na medida em que interfere na expectativa de lucro dos empresários através da demanda agregada.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Filed under: Finanças,Sem categoria

Trackback Uri






8 ago 09

Juros, do ponto de vista do conceito econômico, pode ser definido como a remuneração do banqueiro. Analogamente existem ainda o lucro (remuneração dos empresários e acionistas) e aluguéis (remuneração dos proprietários de bens imóveis alugados).

.. continue lendo ..


Filed under: Cobrança,Finanças,Inadimplência,Matematica

Trackback Uri






8 ago 09

Conhecendo a sua calculadora HP-12C

Depois de tantas contas feitas no braço, chegou a hora de resolvê-las usando a HP-12C.

A diferença entre uma HP-12C e as calculadoras convencionais está na forma de entrada dos dados. As calculadoras convencionais executam cálculos de uma forma direta, ou seja, obedecendo à seqüência natural da Matemática.

.. continue lendo ..


Filed under: Finanças,Matematica

Trackback Uri