Cursos 24 Horas

Cursos Online 24 Horas

Cursos Online com Certificado - Educação a Distância - Cursos 24 Horas

Novo serviço do Banco Central ajuda na pesquisa dos juros bancários

No dia 05 de fevereiro de 2009, o Banco Central do Brasil inaugurou, através de seu site, o serviço de taxa de juros de operações de crédito, onde é divulgada a taxa de juros praticados por todas as instituições financeiras no país. 

As informações divulgadas dizem respeito a taxas de juros das seguintes operações de crédito: 

Pessoa Física:
- cheque especial;
- crédito pessoal;
- aquisição de veículos automotores;
- aquisição de bens. 

Pessoa Jurídica:
- desconto de duplicatas;
- capital de giro prefixado;
- conta garantida;
- aquisição de bens;
- capital de giro flutuante. 

Os valores divulgados nas tabelas acima correspondem às médias praticadas por cada uma das instituições financeiras no período mencionado nas referidas tabelas. As taxas divulgadas incluem o custo total das operações, adicionados dos encargos fiscais e operacionais. 

Com esta medida o Banco Central do Brasil espera estimular a concorrência entre as instituições financeiras, promovendo assim a queda dos juros das referidas operações. 

Do ponto de vista das micro e pequenas empresas, a divulgação da taxa de juros praticados por todas as instituições financeiras servirá no momento da definição da contratação de empréstimos ou outras operações financeiras, permitindo que o empreendedor escolha a opção mais adequada em termos de juros e também fornecendo instrumentos para que ele possa negociar outras vantagens com a instituição financeira onde ele já tenha algum tipo de relacionamento.

Boris Hermanson
Consultor do Sebrae-SP


Fonte: Site SEBRAE-SP

 

Sobre a Autora    -     Contato     -     Mapa do Site     -     Política de Privacidade