Cursos 24 Horas

Cursos Online 24 Horas

Cursos Online com Certificado - Educação a Distância - Cursos 24 Horas

Faturamento

Uma fatura é um documento comercial que representa a venda para clientes domiciliados em território nacional.

No Brasil usa-se também como documento fiscal, quando inclui elementos da legislação fiscal, principalmente as do IPI-ICMS-ISSQN. Nesse caso o formulário denomina-se "nota fiscal/fatura".

Em geral, a fatura só é emitida para pagamentos ainda não efetuados (vendas a prazo ou contra-apresentação). Nela são discriminados todos os itens comprados na operação, e por isso, a fatura também é usada como controle. Nesse caso assemelha-se a um romaneio, que é um documento comercial.

O faturamento é a soma dos valores das faturas emitidas em determinado período comercial. Todavia, como o faturamento costuma ser tratado pela legislação tributária como sinônimo de Receita bruta de vendas, deve-se observar se também devem ser incluídas as vendas à vista, quando o valor do faturamento for informado aos órgãos fiscalizadores.

Da fatura se extrai a duplicata, que é um título de crédito.

Faturamento não deve ser confundido com factoring.

Para cada venda existe um pedido (ou ordem de compra) onde se define a mercadoria ou serviço, valor, praça, local de entrega dados para cobrança etc.

Após concluída a negociação e autorizada a compra, o pedido pode ser faturado.

A emissão da nota fiscal pode ser manual, ou eletrônica.

Elas devem conter 05 vias.

A segunda e a quarta vias ficam no arquivo da empresa e fiscal. as demais acompanham a mercadoria.

Os campos obrigatórios:

Número da NF – Sempre observar a seqüência numérica, não pode faltar nenhum número. As notas que forem canceladas devem ser encaminhadas ao departamento fiscal (contabilidade) com todas as vias anexas. Isso ocorre porque quando há uma fiscalização, o fiscal vai querer ver todas as notas emitidas.

Valor da NF – existem dois campos para o valor:

  • valor total dos produtos - valor sem os impostos
  • valor total da nota – valor com os impostos

Praça de pagamento – define a alíquota de imposto a ser destacada. Cada estado tem sua tributação.

Local de entrega – deve-se colocar o local de entrega quando não for o mesmo local faturado. Algumas notas têm um campo específico para estas informações. Quando não houver, utilizar o corpo da nota para destacar esta informação.

Local de cobrança – também, deve-se destacar o endereço de cobrança da mesma forma, ou seja, quando não é o mesmo local do faturamento. Esta informação é importante para o departamento financeiro encaminhar a cobrança.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

 

Sobre a Autora    -     Contato     -     Mapa do Site     -     Política de Privacidade