Cursos 24 Horas

Cursos Online 24 Horas

Cursos Online com Certificado - Educação a Distância - Cursos 24 Horas

Matemática Financeira

Conversão de Moeda

A taxa de câmbio é o preço de uma moeda em relação a outra.

Taxa de câmbio de compra é o preço de aquisição da moeda estrangeira por parte dos bancos, ao passo que taxa de venda é aquela pela qual os bancos se oferecem para entregar moeda aos interessados.

A cotação de venda é, via de regra, ligeiramente mais alta que a de compra. Essa diferença é conhecida pelo mercado como spread, refletindo a margem de lucro que os bancos recebem ao realizar as transações.

Atualmente, no Brasil, as taxas de câmbio são livremente pactuadas entre o cliente e a instituição financeira, podendo variar em função da quantidade negociada, da incidência de encargos e comissões, entre outros fatores.

Não há regras do Banco Central do Brasil obrigando que alguns tipos de operação tenham obrigatoriamente taxas de câmbio maiores ou menores. Informações adicionais sobre o mercado de câmbio podem ser obtidas diretamente na página do Banco Central na internet, Serviço de Atendimento ao Público, opção "Câmbio": http://www5.bcb.gov.br/pec/conversao/conversao.asp?id=txconversao

O aplicativo de conversão utiliza a taxa de câmbio de fechamento do mercado interbancário, que corresponde às negociações de moeda estrangeira realizadas entre instituições financeiras autorizadas a operar em câmbio pelo Banco Central do Brasil.

Sua cotação é divulgada diariamente por meio da transação PTAX800, do Sisbacen, ou na própria página do Banco Central na internet - www.bcb.gov.br, opções "Dados e Estatísticas", item "Taxas de Câmbio"). Para maiores informações sobre a metodologia de apuração da PTAX800, consultar o Comunicado n.º 8.507, de 4/06/2001.

 

Fonte:  http://www.bcb.gov.br/htms/calculo/conversao_cambio/infoconversao.asp

 

 

Sobre a Autora    -     Contato     -     Mapa do Site     -     Política de Privacidade