Cursos 24 Horas

Cursos Online 24 Horas

Cursos Online com Certificado - Educação a Distância - Cursos 24 Horas

 

Finanças - Cobrança

Protesto de Títulos

Como enviar título a cartório?

Quando o título é cadastrado no banco você deve informar quais serão as instruções que o banco terá que seguir. Estas instruções podem ser:  abatimento, desconto, multa, juros, cartório e etc...

No caso de instruções de cartório, você deverá informar ao banco após quantos dias do vencimento o título deverá ir para cartório. Digamos que sejam 5 dias.

Após o primeiro dia de vencimento o banco enviará ao cliente uma cartinha informando que se não for pago em 5 dias entrará em cartório.
Aí, expirando o prazo, o banco emite uma duplicata referente a este título ao cartório da praça competente. Quando o cartório recebe este documento, envia ao cliente devedor um “aviso de cartório”. Este aviso informa onde está o título e intima o cliente a efetuar o pagamento para não ser protestado. Se o cliente for ao cartório e efetuar o pagamento não será protestado, ou seja, não terá restrição referente a esta cobrança.
Logo após o pagamento, o cartório repassa o crédito ao banco e o banco, por sua vez, credita o cliente (credor).

Caso o cliente não pague o título, terá seu cadastro incluso no SPC, Serasa e banco central. Isso fará com que seu crédito fique bloqueado.
Depois disso, o banco devolve a cobrança para a empresa que tentará negociar como convier. (o título permanece vencido)

Quando o titulo está em carteira a empresa também pode enviar ao cartório se necessário: para isso precisará da cópia da nota fiscal, cópia do canhoto assinado, e duas vias da duplicata devidamente preenchida com os dados da nota fiscal em questão. Estas duplicatas são formulários que a empresa deve ter para estas eventualidades. O cartório precisará desta duplicata para entregar ao cliente após o pagamento no cartório. É o comprovante de quitação do cliente.

Após a quitação, o cartório disponibilizará o crédito para a empresa credora (normalmente através de cheque administrativo).

 

Sobre a Autora    -     Contato     -     Mapa do Site     -     Política de Privacidade